ARTE MUDA RUA
Arte na rua: A arte feita com o espaço urbano e para ele. Que para a cidade, a movimenta e cria um lugar mais agradável, como um cenário que, no palco do teatro ou na tela do quadro, olhamos e desejamos habitar.
Numa relação de cooperação em que meio e mensagem se unem, a cidade se transforma. O cinza se apaga para que brilhem as cores nos muros, as buzinas silenciam para os aplausos da música e, nas calçadas, o caminho se abre para o teatro passar. Entram as pessoas e sai a insegurança de um espaço quase inabitável.
A expressão artística nasce da fusão entre sensibilidade e desejo de comunicação e cria uma cidade mais urbana e humana.
A inspiração
Fala-se muito que São Paulo é uma cidade para os carros e não para as pessoas. De tanto andar a pé e perceber a paisagem cinza, surgiu a vontade de achar soluções. Como levar as pessoas para o espaço público e torná-lo mais agradável e seguro?
Pensando num exemplo simples: esquina que tem músico não tem assaltante, a arte pareceu ser uma possível saída – ou pelo menos parte da saída. A atividade cultural carrega junto de si os artistas, o público, a beleza e sensações boas que refletem de forma positiva no espaço onde ela se encontra. Acreditando em seu poder de mudar a rua, foi elaborado esse projeto para ouvir quem concordasse e quem colocasse a ideia em prática. Como escreveu Lilian Amaral, artista visual e pesquisadora em arte urbana:
“entendemos a arte como provocadora de encontros e esses encontros como constituintes de novas paisagens humanas”.
O projeto
A base de argumentação, foram teses de mestrado e doutorado sobre o assunto, reportagens e artigos, entrevistas a pesquisadores e artistas. O foco na cidade foi importante porque acredita-se que para tratar desse tema seja imprescindível vivenciar a cultura local.
;
Uma das pintura, feita em azulejo, no muro do cemitério São Paulo, em Pinheiros
COLÍRIO PARA OS OLHOS
http://www.artemudarua.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário