sábado, 27 de setembro de 2014

ARTE MUDA RUA


Arte na rua: A arte feita com o espaço urbano e para ele. Que para a cidade, a movimenta e cria um lugar mais agradável, como um cenário que, no palco do teatro ou na tela do quadro, olhamos e desejamos habitar.
 Numa relação de cooperação em que meio e mensagem se unem, a cidade se transforma. O cinza se apaga para que brilhem as cores nos muros, as buzinas silenciam para os aplausos da música e, nas calçadas, o caminho se abre para o teatro passar. Entram as pessoas e sai a insegurança de um espaço quase inabitável.
A expressão artística nasce da fusão entre sensibilidade e desejo de comunicação e cria uma cidade mais urbana e humana.

A inspiração


Fala-se muito que São Paulo é uma cidade para os carros e não para as pessoas. De tanto andar a pé e perceber a paisagem cinza, surgiu a vontade de achar soluções. Como levar as pessoas para o espaço público e torná-lo mais agradável e seguro?
Pensando num exemplo simples: esquina que tem músico não tem assaltante, a arte pareceu ser uma possível saída – ou pelo menos parte da saída. A atividade cultural carrega junto de si os artistas, o público, a beleza e sensações boas que refletem de forma positiva no espaço onde ela se encontra. Acreditando em seu poder de mudar a rua, foi elaborado esse projeto para ouvir quem concordasse e quem colocasse a ideia em prática. Como escreveu Lilian Amaral, artista visual e pesquisadora em arte urbana: 
“entendemos a arte como provocadora de encontros e esses encontros como constituintes de novas paisagens humanas”.

O projeto

A base de argumentação, foram teses de mestrado e doutorado sobre o assunto, reportagens e artigos, entrevistas a pesquisadores  e artistas. O foco na cidade foi importante porque acredita-se que para tratar desse tema seja imprescindível vivenciar a cultura local.



;Uma das pinturas feitas em azulejo nos muros do cemitério São Paulo, em Pinheiros
Uma das pintura, feita em azulejo, no muro do cemitério São Paulo, em Pinheiros


COLÍRIO PARA OS OLHOS












http://www.artemudarua.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário